sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Simulado

Imagem 1



















Imagem 2













Imagem 3














Questões:
1. Identifique, situe e explique a existencia de 3 leis da Gestalt nas imagens acima (podem ser usadas todas as imagens).

2. A imagem dois é um anúncio da Duracell. Diga se o anúncio é simétrico ou assimétrico e analise-o com relação ao equilíbrio-instabilidade.

3. Analise os elementos básicos de comunicação visual presentes na imagem 1.

4. Fale sobre o uso da cor e suas propriedades na imagem 3.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atividade 6

Escolher uma embalagem e a analisar o uso da cor - quais as cores usadas e com que propósito.
Pode ser em duplas ou trios.

Postar no blog.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cor

Impregnada de informação, a cor é uma das mais penetrantes experiências visuais que temos todos em comum. Diretamente ligada às emoções, constitui uma fonte de valor inestimável para os comunicadores visuais.

No meio ambiente compartilhamos os significados associativos da cor das árvores, da relva, do céu, de coisas nas quais vemos as cores como estímulos, e a tudo associamos um significado.

A cor existe por causa da luz. É uma sensação que a luz exerce sobre nossos olhos quando um objeto ou região são iluminados.

A formação das cores se dá por dois processos: o aditivo (cor luz) e o subtrativo (cor pigmento).


*Processo aditivo das cores:

A luz branca pode ser decomposta em 7 cores: azul-violeta, azul-cian, azul-anil, verde, amarelo, vermelho-alaranjado e vermelho-magenta. Nesse processo, as cores básicas são o vermelho, o verde e o azul (RGB – Red, Green, Blue). Quando uma cor é adicionada à outra em sua carga máxima de luz, o resultado é o branco. Na luz branca estão todas as outras. O sistema RGB de cores é aquele presente nos monitores de vídeo e TV, logo, será utilizado somente para criações em vídeo, não para trabalhos impressos.




















*Processo subtrativo das cores:

Nesse processo, a cor é determinada pelos pigmentos. Ela será resultado da absorção e subtração das cores presentes na luz branca, e não pelas diferentes emissões de ondas de luz. Ou seja, quando a luz branca é direcionada para um objeto, parte desse objeto absorve a luz. A parte da luz que não é absorvida é refletida para nossos olhos, desvendando-nos a cor do objeto atingido, revelando-nos sua pigmentação.

As cores são determinadas pela maior ou menor quantidade de pigmento das tonalidades vermelho, amarelo e azul, que são as cores primárias. Daí criou-se o sistema CMYK, usado pelas gráficas, pelas empresas de fotolitos e pelas impressoras de nossos computadores. Esse sistema baseia-se nas três cores primárias: Cian (azul), Magenta (vermelho) e Yellow (amarelo), que adicionadas ao K (preto) reproduzem uma infinidade de cores.












Classificação das cores:

Primárias - as cores básicas que permitem a formação de todas as outras: azul, amarelo e vermelho (magenta)








Secundárias - combinando as cores primárias em proporções iguais, de duas em duas, teremos as cores secundárias: verde, vermelho-alaranjado, azul-violeta.















Terciárias: mistura das primárias em proporções diferentes.







Cores complementares: o complemento de uma cor primária com a secundária. Ao somar duas cores primárias, por exemplo, o amarelo e o cian, obtém-se a cor verde, que é secundária. O vermelho (cor primária que não foi adicionada) é o complemento dessa cor secundária (verde).



















Cores frias: compreendem as tonalidades azuis e a passagem entre verde, azul e violeta. São calmantes, às vezes melancólicas. Dizem que causam uma ligeira queda na temperatura do corpo. Não transmitem euforia.





Cores quentes: ao contrário das frias, estimulam o observador. Causam uma sensação de calor, aproximação, euforia. A temperatura do corpo é ligeiramente aumentada. Suas tonalidades tendem para o amarelo e para a combinação dos tons alaranjados e avermelhados, indo para o magenta.






A cor tem três dimensões que podem ser definidas e medidas:

Matiz: é a cor propriamente dita, também chamada de croma, existe em número superior a cem. Cada matiz tem características individuais; os grupos ou categorias de cores compartilham efeitos comuns.

Saturação: é a intensidade da graduação de uma cor pura, ou a pureza relativa de uma cor, do matiz ao cinza. A cor saturada é simples, quase primitiva, as menos saturadas levam a uma neutralidade cromática, e até mesmo à ausência de cor. Quanto mais intensa ou saturada for a coloração de um objeto ou acontecimento visual, mais carregado estará de expressão e emoção.

Brilho: relativo ao claro ou ao escuro. Quanto menor a intensidade e luz, menos brilho tem, logo, mais cinza existe na cor. Quanto maior intensidade de luz, mais a cor refletirá o branco. Diferente da saturação, o brilho não torna a cor monocromática, apenas a deixa com mais ou menos brilho.

Em sua formulação mais simples, a estrutura da cor pode ser ensinada através do círculo cromático. As cores primárias e as cores secundárias aparecem inevitavelmente nesse diagrama. Também é comum que nele se incluam as misturas adicionais de pelo menos doze matizes. A partir do simples diagrama do círculo cromático é possível obter múltiplas variações de matizes.























Como visto anteriormente, tendemos a associar as cores com significados. Veja o vídeo abaixo sobre as mais comuns associações:

color in motion

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Atividade 5

Escolher um livro e refazer sua capa de forma que esta seja abstrata - sem imagem figurativa. Podem ser usados todos os recursos visuais, exceto imagens figurativas.
Postar no blog a capa original + sinopse do livro + nova capa

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Atividade 4

Fazer um anúncio para a marca de sucos Del Valle e organizar as informações em duas versões: simétrica e assimétrica. Podem usar ou não (e podem usar outros elementos também) os arquivos disponíveis no Sapu.
Depois, definir se os anúncios criados são equilibrados ou instáveis.
Pode ser duplas.

Publicar no blog.

Arquivos disponíveis no SAPU - disco virtual
marca Del Valle (.cdr) e 4 fotos de produtos já recortados, sem fundo (.psd)

Atividade 3

Escolher uma peça gráfica e fazer uma releitura desta a partir de um dos elementos ponto, linha ou forma.
Publicar no blog.